Alvorada caipira

Surfando no sucesso da música caipira, Anacleto Rosas Júnior criou na rádio Difusora o “Manhã Sertaneja”. Às 5h da manhã muita gente despertava com o bordão “acooorda muierada”! O programa liderou a audiência da rádio por mais de vinte anos.

Valorizando o passe

Seguindo o método de Cornélio Pires,  Anacleto priorizava na rádio as duplas lançadas por ele ou que cantassem suas composições.

 

Anaquem?

Natural de Mogi das Cruzes,  Anacleto Rosas Júnior compôs 500 músicas.  Sessenta de suas canções foram gravadas pela dupla Tonico e Tinoco.

Inspirado

Anacleto Rosas Júnior compôs clássicos como “Aparecida do Norte”, “Cruz de Ferro” e “Cavalo Preto”. Em 1979, a composição “Os Três Boiadeiros” inspirou um filme estrelado pela dupla Pedro Bento e Zé Da Estrada.

Anacleto veio vender joia em Taubaté e acabou conhecendo a rádio Difusora. Se apresentou e pediu uma vaga aqui. De primeira mão não conseguiu, mas em outra visita [À rádio] foi convidado para trabalhar. E trouxe a família inteira. (Fala de Rossana Rossas, neta de Anacleto)

Sorte!

Foi em um viagem ao Paraná que Anacleto conheceu o músico Arraiel Theodoro, que formaria com seus filhos, Luiz e Cleusa, o Trio Turuna.

 

Turuna: forte; valente; corajoso;

 

Três valentes

Formado em 1953, o Trio Turuna tinha como empresário e compositor o próprio Anacleto. Os Turunas, além dos shows realizados em cinemas e circos do Vale do Paraíba e regiões adjacentes, também apresentavam o programa de rádio Sertão de Caboclo.

“Era diferente dos shows de hoje. Nós íamos, cantávamos e contávamos piada. O trio era muito bem recepcionado. Nosso show sem falsa modéstia era campeão de bilheteria.” Arraiel Theodoro

Confira a versão de Flor Matogrossence de Anacleto Rosas por Renato Teixeira e a Orquestra do Estado de Mato Grosso gravada em 2017:

 

Documentário comemorativo aos 100 anos Anacleto Rosas Jr. produzido pelo Memorial da Câmara:

Curta o Almanaque Urupês no FacebookYoutubeInstagram Twitter para acompanhar o nosso trabalho.