Conheça um pouco da trajetória de mulheres que fizerem diferença em sua época;

1) Nascida no século 19, Ana Emília de Abreu Castilho foi obrigada, após a morte do marido, a assumir os negócios da família que não andavam muito bem.  Comandou com pulso firme as “empresas” e se tornou uma das mulheres mais respeitadas de Taubaté no período. Hoje seu nome batiza um dos bairro da cidade, o Jardim Ana Emília.

Ana Emilia de Abre Castilho (imagem: “Os Oliveira Costa de Taubaté” de Carmo Chagas )

2) A artista plástica  Georgina de Albuquerque foi quem introduziu no Brasil o impressionismo, movimento artístico que se preocupa com a luz e seus efeitos na pintura. Foi também a primeira mulher a fazer, no ano de 1922, uma pintura histórica no país (o quadro “Sessão do Conselho do Estado que decidiu a Independência”) e a dirigir a escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Era uma “mulher de República, sufragista e lutava pelo direito do voto da mulher”, descreveu seu neto João Lucilio de Albuquerque.

Georgina de Albuquerque (composição sobre retrato de autoria de Lucilio de Albuquerque- Pinacoteca do Estado de São Paulo)

3) Geny Marcondes foi a primeira arranjadora musical do país. Também fez programas de sucesso no rádio e na televisão. Dirigiu, no teatro, a versão brasileira do musical Hair. Entre os artistas que trabalharam com ela estão: Fernanda Montenegro, Chico Anysio, Milton Nascimento, Nara Leão e Maria Bethânia.

Geny Marcondes (acervo Almanaque Urupês)

4) Considerada a “rainha da TV”, Hebe Camargo foi quem apresentou em 1958 o primeiro programa feminino da televisão “O mundo é das mulheres”, na TV Paulista. Ela também fez de novelas, filmes e gravou inúmeros discos.

Hebe Camargo

5 e 6) Judith Mazella Moura e Lygia Fumagali Ambrogi foram as pioneiras ao lançarem o primeiro jornal feminino do Vale do Paraíba, o “Diferente” em 1955. O periódico era dirigido apenas por mulheres.

“As primeiras mulheres em Taubaté que se destacaram no jornalismo fomos eu (Judith), a Lygia  e a Dona Georgina, com O Diferente. Foi aí que as mulheres apareceram como jornalistas. Até então, ninguém via mulher escrevendo em jornal.” Judith Mazella Moura

Judith Mazella Moura (fonte: Taubaté das Antigas) e Lygia Fumagalli Ambrogi (Acervo Lygia Fumagalli Ambrogi)

7) Primeira-dama da historiografia taubateana, Maria Morgado de Abreu dedicou-se ao estudo da história taubateana e sua obra popularizou um tema restrito aos intelectuais. Escreveu de forma simples, mas rigorosa artigos e livros em que transpira sua paixão pela cidade e principalmente pelo povo. Também pesquisou a cultura caipira e o folclore local. Recebeu da Unesco em 1998, o título de “Defensora do Patrimônio da Cultura do Vale Paraíba”, reconhecimento oferecido pela primeira vez na história dessa instituição.

Maria Morgado de Abreu (Acervo Maria Morgado de Abreu)

8) Acrobata, Joaninha Castilho foi a mais jovem do seu período a obter brevê, habilitação para pilotos de avião. Seu nome batizou um refrigerante que foi apreciado por muitos anos na região, o Guaraná Joaninha.

Joaninha Castilho (Acervo MISTAU)

9) Remedica Falco, que veio com a família da Argélia, era uma retratista de mão cheia.  Fotografou e pintou quase todas as famílias da cidade de Taubaté e das cidades vizinhas.  Em seu estúdio, fazia o registro, ampliava a imagem, fazia retoques, à mão, e depois os expunha.

Remedica Falco (Acervo Mistau)

10) Celly Campello foi a primeira estrela do rock brasileiro. Com apenas 17 anos estourou nas paradas brasileiras com a música “Estúpido Cupido” e passou a ditar moda. Teve programa líder de audiência na TV, o primeiro dedicado ao público jovem,  foi eleita a namoradinha do Brasil, recebeu prêmios até no exterior, foi coroada a rainha do rock e se tornou um fenômeno da publicidade, que lançou em sua homenagem a boneca Celly e o chocolate Cupido.

“Celly Campello foi o primeiro exemplo de popstar brasileiro … e também o primeiro “teen idol” (ídolo teen)”. Marcelo Fróes autor do livro “Ritmos de Aventura”

Celly Campello (Acervo Almanaque Urupês)

Curta o Almanaque Urupês no FacebookYoutubeInstagram Twitter para acompanhar o nosso trabalho.