O Ginásio do Estado, o “Estadão”, foi o primeiro colégio estadual de ensino secundário da cidade. Começou a funcionar no ano de 1932 no prédio da antiga Associação Artística e Literária hoje Faculdade de Ciências Sociais e Letras da Unitau.

Fachada da antiga Associação Artística e Literária de Taubaté, que atualmente abriga do departamento de Ciências Sociais e Letras da Unitau

E o salário, ó

Até que o processo de graduação da escola fosse concluído, um grupo de professores lecionou na instituição de graça por 2 anos. A instalação do Ginásio na cidade era um sonho antigo dos taubateanos.

 

Vestibular

Os primeiros anos, o Estadão aceitava somente alunos que se submetessem e fosse aprovados em um “vestibulinho”.

 

Celebridades

Entre os famosos que estudaram no Colégio estão: Tony e Celly Campello, Renato Teixeira, os irmãos Cid e Célio Moreira, Boris Cassoy e o geógrafo Aziz Ab´Saber.

Professor substituto

Fego Camargo, que seria o professor de música do colégio, foi substituído de última hora. Em seu lugar, assumiu o cargo, o maestro Sousa Lima. Com a “rejeição”, que uns dizem que aconteceu por que Fego não tinha diploma e outros por questões políticas, o maestro taubateanos mudou-se com a família para São Paulo.

Docentes

Gentil de Camargo, Cesídio Ambrogi, Urbano Figueira, Jerônimo de Souza, Jayme Vianna e Emílio Simonetti são apenas alguns dos professores que fizeram do Estadão uma referência na região.

Corpo docente do Estadão nos anos 1960

Nova Sede

O ginásio foi transferido para o Jardim Maria Augusta em 1960.

“M” de Monteiro

O projetista da nova sede do “Estadão” foi o engenheiro Urbano Figueira. Visto de cima, o prédio forma a letra “M”, em homenagem a Monteiro Lobato, patrono da escola.

 

Curta o Almanaque Urupês no FacebookYoutubeInstagram Twitter para acompanhar o nosso trabalho.