Pop stars radiofônicos

As rádios locais fizeram dos caipiras pop stars regionais. Os programas de auditório, como Vozes do Sertão, da Rádio Cacique, e Beira do Rancho, da Rádio Difusora, foram os principais responsáveis por essa onda.

 

Vinil da roça

A primeira dupla caipira da cidade que gravou um disco foi “Souza e Monteiro”, em 1953. O duo era formado por Geraldo de Souza e Francisco Monteiro, remanescentes de “Artilheiro e Fumaça” e “Patativa e Pintassilgo”.

 

Dupla mirim

“Tatu e Cobrinha” foi a primeira dupla infantil da cidade. Composta por Dirceu Mantovani e Vicente Ferreira, ambos com doze anos, se apresentavam no programa Clube do Guri, da Difusora.

 

Hebe e Stela

Nos anos 40, Hebe Camargo e sua irmã Stela, formaram a dupla caipira “Rosalinda e Florisbela”.  Elas se apresentavam em um programa na rádio Difusora de São Paulo.

 

Irmãos Mantovani

Depois de ser parte da primeira dupla mirim da cidade, Dirceu Mantovani formou, com Alceu, a dupla Irmãos Mantovani. Naturais de Taubaté, participaram da gravação de LP na Rádio Aparecida e, no ano de 1979, lançaram seu disco independente, “Bom dia, sertão”. Os LP´s eram vendidos pelos dois de porta em porta na cidade.

 

Trilha sonora

Considerado ícone da música caipira paulista, o luizense Elpídio dos Santos, era um dos compositores favoritos de Amácio Mazzaropi. Fez 27 músicas para os filmes do cineasta, entre elas, “A dor da saudade” e “Você vai gostar”. Foi maestro, compositor e professor na escola de música e artes Maestro Fêgo Camargo.

 

Curta o Almanaque Urupês no FacebookYoutubeInstagram Twitter para acompanhar o nosso trabalho.