São Francisco das Chagas foi escolhido padroeiro de Taubaté por influência dos franciscanos que acompanhavam Jacques Felix, fundador da cidade, na data de sua elevação à Vila em 1645. Os religiosos tinham como prática acompanhar expedições de bandeirantes paulistas.

 

Amizade sincera

Entre franciscanos e jesuítas, os bandeirantes preferiam a companhia dos discípulos de São Francisco porque eles opinavam menos na administração dos seus povoados. Os homens da Companhia de Jesus, por sua vez, interferiam na gestão e se diziam contrários à escravização dos índios.

Johan MORITZ RUGENDAS (1802-1858) - Aldeia de tapuias. Acervo: Pinacoteca do Estado de São Paulo

Johan MORITZ RUGENDAS (1802-1858) – Aldeia de tapuias – Pinacoteca São Paulo

Um convento para eles

A pedido dos moradores de Taubaté, no século 17 foi fundado um convento da ordem franciscana, o Convento de Santa Clara.

Fachada do Convento de Santa Clara em 1856. Acervo Mistau

Fachada do Convento de Santa Clara em 1856. Acervo Mistau

1º nome de Taubaté em homenagem ao Santo

Em homenagem ao santo protetor dos animais e fundador da Ordem Franciscana, os fundadores chamaram o povoado de Vila de São Francisco das Chagas.

 

Feriado por quê?

O dia 4 de outubro é feriado municipal porque na data comemora-se o dia de São Francisco das Chagas, padroeiro da cidade.

 

No Brasão

O brasão de Taubaté criado em 1908 pelo artista plástico Clodomiro Amazonas tem um escudo que faz referência as cinco chagas de São Francisco. Saiba mais clicando aqui. 

 

Referências:

  • São Francisco das Chagas de Taubaté (livro), José Bernardo Ortiz;
  • Páginas da história franciscana no Brasil, Frei Basílio Röwer;
  • Os capuchinhos e o povo de Taubaté: a chegada dos frades capuchinhos e as primeiras impressões de 1892, Amanda Monteiro;

 

Curta o Almanaque Urupês no FacebookYoutubeInstagram Twitter para acompanhar o nosso trabalho.